1º Seminário da Associação Brasileira de Psicologia do Esporte DOPING

Foi realizado nesta segunda feira dia 14 de abril o primeiro seminário da associação Brasileira de Psicologia do Esporte. O Seminário que contou com a participação do Médico Rafael trindade, a Nutricionista Priscila Machado e o Médico Wagner Castropil, teve como tema uma discussão sobre o Doping no esporte de alto rendimento.

Após a abertura realizada pela presidente da ABRAPESP, Professora Kátia Rúbio, o Dr. Rafael Trindade apresentou a visão da Agência Mundial antidoping a respeito dos conceitos, ações e perspectivas de controle, realizados pela agência, na tentativa de combater o uso das substâncias proibidas no esporte.

Em seguida, Priscila Machado trouxe uma visão mais completa da realidade do uso e necessidade da suplementação alimentar nos esportes de alto rendimento, atuando como substitutos das substâncias proibidas, mas ao mesmo tempo mostrando que os limites que separam o permitido do proibido, o suplemento do doping, muitas vezes são bastante tênues e estão em constante mudança.

O Dr. Wagner Castropil finalizou as apresentações especificando as classes e substâncias proibidas, e trazendo uma visão polêmica sobre o doping, desvinculando-o da imagem de prejudicial a saúde e assumindo uma possível relevância de seu uso em situações específicas de reabilitação e isenção terapêutica.

Após as apresentações foi realizada uma mesa redonda com a coordenação do psicólogo Arthur Ferraz onde os palestrantes puderam discutir o tema de forma mais abrangente e responder às perguntas do público.

O evento atingiu sua finalidade ao propiciar a todos os presentes uma discussão de alto nível, altamente relevante em um ano olímpico e ao mesmo tempo desprovida de conceitos polarizados e pré-concebidos a respeito do doping, como costuma ocorrer em discussões sobre este assunto.

Os seminários da ABRAPESP serão realizados periodicamente, tratando de temas específicos a cada evento. O próximo seminário será realizado no dia 19 de maio e terá como tema a Psicologia do Esporte nos Jogos Olímpicos.

Arthur Marcndes Ferraz Silva

0 comentários:

Postar um comentário