Quem Somos

I - APRESENTAÇÃO

A Associação Brasileira de Psicologia do Esporte, denominada ABRAPESP, nasceu a partir do esforço de um grupo de psicólogos e profissionais da educação física preocupados em discutir e promover os estudos e práticas profissionais da Psicologia do Esporte no Brasil.

Esse movimento tem se pautado na crescente especialização de psicólogos do esporte, a partir da resolução 14/00 do Conselho Federal de Psicologia, que determinou a criação das especialidades em Psicologia, e busca congregar os profissionais que atuam na área com o intuito de divulgar e discutir a Psicologia do Esporte.

Além disso, por se tratar de uma área interdisciplinar com excelência, estão contemplados entre seus associados profissionais com outras formações como Educação Física, Fisioterapia entre outras que vêm se dedicando ao ensino, pesquisa e intervenção da Psicologia do Esporte no Brasil.

A ABRAPESP tem por finalidade zelar e incentivar o crescimento da ciência e da profissão de psicólogo do esporte, como um meio de promover o bem-estar e o desenvolvimento humano por meio do esporte e da atividade física. Essa Associação entende por psicólogos do esporte aqueles profissionais que, devido a sua preparação universitária em Psicologia e experiências subseqüentes nas áreas de esporte e educação física, trabalham no desenvolvimento de atividades que viabilizem a atuação humana em situações esportivas competitivas, cooperativas, educacionais, de reabilitação ou de lazer.

As áreas de atuação destes profissionais abrangem uma ampla gama de serviços tais como: psicodiagnóstico esportivo; programas de intervenção junto a atletas de qualquer modalidade esportiva, equipes esportivas e comissões técnicas; acompanhamento de indivíduos e grupos que praticam atividade física não competitiva e de reabilitação; projetos sociais que fazem uso do esporte e da atividade física.

Atualmente, associados, entre psicólogos e professores de ed. Física.
Sócios de vários estados: Bahia, Goiás, Maranhão, Pernambuco, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, São Paulo e Distrito Federal.

0 comentários:

Postar um comentário