II Congresso da ABRAPESP
1. Prazos:
Os resumos deverão ser enviados até o dia 10 novembro de 2009 para o e-mail contato@abrapesp.org.br e este deverá ser enviado apenas uma vez utilizando como assunto (subject): “trabalhos científicos”. Os responsáveis pelo congresso, em até 24hs, retornarão um e-mail indicando recebimento. Caso isso não ocorra, reenvie o material ou entre em contato por este mesmo endereço.
O autor que enviar o trabalho receberá um retorno sobre o aceite ou não da apresentação do material enviado até dia 13 de novembro de 2009.
Os autores que tiverem seus trabalhos aprovados pagarão o valor da inscrição com desconto (R$ 100,00 associados ABRAPESP e estudantes, e R$ 200,00, profissionais não sócios), mesmo optando por fazer a inscrição a partir do dia 7 de novembro.2. Procedimentos para a avaliação do trabalho:
Os trabalhos serão recebidos pela Comissão Científica e os resumos encaminhados para avaliação de, pelo menos, dois profissionais com as devidas titulações. A Comissão Científica do evento se pautará pelos seguintes critérios na seleção dos trabalhos a serem apresentados no II Congresso da ABRAPESP:- Coerência do trabalho com a temática do evento
- Relevância do trabalho para o desenvolvimento científico da Psicologia do Esporte
- Texto redigido com lógica e correto do ponto de vista da língua portuguesa e dos parâmetros científicos.
- O trabalho submetido deverá ser inédito, não tendo sido apresentado em outros eventos.
3. Categorias:
A submissão de trabalhos para apresentação no II Congresso da ABRAPESP deverá ser realizada de acordo com as seguintes Categorias:
3.1 Relato de Experiência
Entende-se por relato de experiência a descrição de PRÁTICA PROFISSIONAL e/ou ESTÁGIO PROFISSIONAL (com vínculo em IES) contendo:
Situação ou circunstância da Prática - atividade realizada junto a:
- Equipe Esportiva ou Atleta;
- Instituição ou Programa/Projeto Esportivo/Social;
- Instituição ou Programa de Reabilitação;
- Instituição voltada às práticas de Lazer e Tempo Livre;
- Outros (explicitar).
A prática propriamente dita, descrevendo:
- Objetivo;
- Método(s) utilizado(s);
- Resultados esperados e obtidos.
Discussão sobre a Experiência: (Estudo de Caso)
Conclusão do Relato apresentando os dilemas vivenciados e as soluções propostas pelo(s) autor(es) de modo a contribuir com a reflexão do público.
3.2 Relato de Pesquisa
- Título
- Instituição Financiadora e/ou Responsável pelo vínculo dos autores
- Caracterização da Pesquisa (Doutorado, Mestrado, Iniciação Científica, etc.)
- Objetivo
- Justificativa
- Método
- Resultados e Discussão
- Considerações Finais
- Referências Bibliográficas
3.3 Debate Teórico (discussão crítica)
- Problemática a ser debatida
- Fundamentação Teórico-metodológica
- Argumentação da Problemática
- Sugestões-Encaminhamentos da Contenda
- Referências Bibliográficas
4 Formatos de envio
Os trabalhos podem ser enviados em forma de RESUMO e ARTIGO COMPLETO cujas normas e formatação seguem os padrões indicados abaixo.
4.1 Resumo
a.Cada relato submetido poderá ter no MÁXIMO 5 autores, sendo um autor principal, que deverá ser responsável pelo envio do trabalho.
b.O resumo deve conter:
- Título do Trabalho em letras maiúsculas e em negrito;
- Nome completo de cada autor (ou com sua abreviação preferida) para a impressão de Certificado;
- Nome da Instituição a qual o(s) autor(es) é/são vinculado(s). No caso de atuação sem vínculo o autor deve escrever Consultoria Particular;
- E-mail do autor principal; Telefone de Contato do autor principal
- Os resumos devem conter até 500 palavras. O autor deve usar editor de texto Word For Windows, fonte Times New Roman, Tamanho 12. O formato deverá ser A4 com margens de 3,0 cm na esquerda e superior e 2,5 na direita e inferior.
4.2 Artigo Completo
a. Junto com o resumo os autores podem apresentar o trabalho completo em forma de artigo. Estes deverão seguir os padrões e normas encontrados em http://pepsic.bvs-psi.org.br/revistas/rbpe/
b. Estes materiais posteriormente poderão ser publicados na Revista Brasileira de Psicologia do Esporte. No entanto a aprovação do resumo não garante a aprovação e publicação do artigo, pois este será encaminhado e devidamente avaliado pelo conselho editorial da revista.
5 Formas de Apresentação
As apresentações poderão ocorrer em PÔSTER ou APRESENTAÇÃO ORAL.
5.1 Pôster
a. O pôster deverá ter Dimensões entre 0.90m e 1.20m de altura e 0.50m e 0.70m de largura.
b. O(s) autor(es) é/são responsável(is) por levar o material de exposição até o local indicado pela Coordenação, bem como pelo material de apoio necessário como fita crepe ou similar.
c. Os pôsteres serão exibidos durante os três dias do congresso. Sendo assim, data e local da exposição serão definidos e enviados para os autores junto com a mensagem de aprovação do trabalho.
5.2 Apresentação Oral
a. A apresentação oral deverá ocorrer em local designado pela Coordenação do II Congresso.
b. A apresentação de cada trabalho terá duração MÁXIMA de 10 minutos. Após TODAS as apresentações, o Coordenador da sala poderá permitir perguntas ou comentários dos presentes, SE HOUVER TEMPO.
c. A apresentação deverá ser realizada pelo autor principal do trabalho, não excedendo o tempo total previsto para cada trabalho. Em caso de ausência deste, um segundo representante poderá fazer esta apresentação, desde que este seja co-autor do trabalho e também esteja inscrito no congresso.
6 Certificado
Após a aprovação do trabalho, sua apresentação no congresso fica condicionada à inscrição do primeiro autor no mesmo. Da mesma forma, o certificado será emitido somente se o primeiro autor estiver devidamente inscrito.
7 Comissão Científica
Profa. Dra. Kátia Rubio
Profa. Dra. Maria Carolina Rodrigues
Profa. Dra. Adriana Bernardes Pereira
Prof. Dr. Istvan de Abreu Dobranzsky
Profa. Dra. Simone Meyer Sanchez
Profa. Dra. Marta Maciel Levy
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